sábado, 3 de novembro de 2012

MOXABUSTÃO


É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional chinesa. Tem como fundamento os mesmos pontos e meridianos de energia trabalhados na acupuntura, sendo amplamente utilizada no Oriente. Acredita-se que seja anterior à acupuntura.
Utilizada no tratamento e prevenção de doenças através do calor nos pontos ou em regiões do corpo. a sua composição e feita de folhas de artemísia, depois de lavadas, secadas e trituradas, ate parecerem uma lã vegetal. A moxa apos preparada, pode ser moldada de diversas formas para sua utilização sendo as mais utilizadas o bastão e o cone.
A combustão da Artemísia tem a propriedade de aquecer profundamente. A aplicação do calor produzido pela moxa nos pontos ou meridianos de acupuntura, remove bloqueios de energia que obstruem o seu fluxo pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo. O efeito do calor ira potencializar a energia yang do corpo esse aspecto (yang) da energia (chi). E poderá ate transformar no oposto da energia (Yin). Na patologia chinesa as doenças reumáticas são classificadas como doenças do frio, da tristeza e da umidade. O frio patogênico tem características Yin e consome o Qi (Chi) Yang. Predomina no inverno assim como as doenças do frio. Pode ser causado por contração e estagnação ou por exposição ao frio após transpirar, ou ser apanhado pelo vento e chuva.
A diminuição da energia Yang pode ser percebida por membros frios; palidez, diarréia com fragmentos de alimentos não digeridos nas fezes; urina límpida e abundante.
A Umidade predomina no final do verão, época de chuvas, torna-se susceptível aos seus efeitos patogênicos com o uso de roupas molhadas e/ou residência em locais úmidos, ou mesmo contatos freqüentes (ocupacionais) com a água. Carateriza-se por indolência e estagnação além de sintomas como tontura, cansaço, opressão no peito e epigástrio, náusea, vômitos, viscosidade e sabor adocicados na boca. Doenças de pele, abscessos, úlceras gotosas, leucorreia de fluxo abundante são manifestações de seu poder patogênico. Como foi dito, pode se combinar com o frio ou calor. 
Apesar da concepção de saúde-doença e tratamento da moxabustão e acupuntura serem essencialmente semelhantes, não se aplica a moxabustão em todos os pontos de acupuntura. Do ponto de vista ocidental, os efeitos da aplicação de calor são as alterações no comportamento metabólico/celular(elevação), circulatório (vaso-dilatação), na função nervosa (relaxamento muscular e sedação) Observe-se que do ponto de vista da fisiologia chinesa a energia yang corresponde à tonificação (aumento da taxa metabólica) e a diminuição da rigidez e espasmo favorecem ao movimento e atividade.
Aplicação mais usada e com o bastão, depois de aceso deve ser aproximado do ponto ao qual desejamos estimular colocando mais energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário