terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Fibromialgia e Acupuntura

Em geral os sintomas mais relatados pelos pacientes são: dores generalizadas dificultando caminhar, subir escadas, cansaço e noites mal dormidas são queixas comuns de quem sofre desta patologia, que é difícil de ser diagnosticada, normalmente associada aos vários pontos de dor.
 A fibromialgia ainda é pouco conhecida. Seu controle pode ser feito através de cuidados terapêuticos e pela própria pessoa. suas causas ainda não são identificadas com precisão, mas sabe-se que a produção de Seretonina dos portadores desta doença, é menor. A seretonina tem a capacidade de diminuir a dor regulando a sua sensibilidade. O Corpo responde a estímulos elétricos e muitos destes estímulos chegam ao cérebro sendo identificado como dor, o que nem sempre é interpretado corretamente.
Estima-se que a fibromialgia seja a terceira maior causa que levaria um individuo a procurar um reumatologista, sendo vista como uma das queixas reumáticas mais comuns, afetando 2% da população onde o predomínio é do sexo feminino cuja idade varia de 25 a 50 anos. A incidência no sexo feminino é de 3% e 0,5% no sexo masculino, podendo estar associada a diminuição de hormônios durante a menopausa, período que e mais frequente. Alguns fatores isolados como traumas emocionais ou físicos, estresse, doenças, mudanças hormonais e etc., podem gerar dores ou fadiga generalizadas que não melhoram com o descanso e que caracterizam a fibromialgia. Outro fator importante é a falta de seretonina, que é produzida no nível delta do sono, constantemente interrompido na fibromialgia. Não existem exames específicos para a fibromialgia, sendo o seu diagnóstico somente clinico. Existem 18 pontos doloridos distribuídos pelo corpo que estão ligados ao relato de dor da fibromialgia, tais como: (pescoço, braços e ombros e etc..), Quando se constata 11 pontos de dor, geralmente é dado o diagnóstico de fibromialgia. Outros exames são pedidos para serem analisados  e eliminadas possibilidades de outras doenças que também causam dores generalizadas. A fibromialgia é pouco relatada nos países em desenvolvimento. 
O tratamento da Fibromialgia pela Acupuntura fara o equilíbrio energético do organismo, sendo utilizados pontos específicos para causar um relaxamento através dos estímulos e a liberação de pequenos anestésicos naturais. Além dos pontos doloridos é bom lembrar que fatores emocionais também contribuem para o aparecimento desta doença. A pratica de exercícios físicos e alongamentos também podem ser associados ao tratamento, além de relaxamento e mudanças nos hábitos de vida podem ser muito importante para um melhor resultado do tratamento.
A ação da Acupuntura nos quadros de dores cronicas pode promover a redução dos sintomas algicos alcançando um restabelecimento mais precoce e assim o breve retorno as atividades. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário