terça-feira, 17 de setembro de 2013

Acupuntura na Paralisia Facial

A paralisia facial periférica é uma desarmonia que pode acometer pessoas qualquer idade. Podendo causar inúmeras alterações sendo: sociais, emocionais e comprometer as atividades de trabalho. Pode haver seqüelas que acontecem em muitos casos.
A lesão do nervo facial ou seus ramos produz paralisia de alguns ou de todos os músculos da face no lado afetado. 
A causa não traumática mais comum da paralisia facial é a inflamação do nervo facial próximo ao forame estilomastóideo, isto produz edema e compressão do nervo no canal facial.
 A paralisia enfraquece ou paralisa os músculos bucinador e orbicular da boca, os músculos da bochecha e do lábio. 
O deslocamento da boca (queda do canto) é produzido pela contração dos músculos contralaterais sem oposição, resultando no escapamento de alimento e saliva no lado da boca.
A paralisia do nervo facial possui muitas causas. Pode ser idiopática – que ocorre sem uma causa conhecida (paralisia de Bell) – mas ela freqüentemente é tida como exposição ao frio, como ocorre quando andando de carro, ou dormindo com a janela aberta. A paralisia facial pode ser desencadeada por vários aspectos: complicação cirúrgica, exposição ao frio, manipulação dental, vacinação, gravidez e etc..
Exames e prognósticos
Para avaliar como esta a evolução da função neural. Se está havendo degeneração ou recuperação neural, sendo, juntamente com a clínica, observar se há indicação cirúrgica.
- Eletroneurografia;
- Teste de estimulação máxima;
- Teste de estimulação mínima;
- Eletromiografia.
Considerações sobre o tratamento
Acupuntura na paralisia facial periférica pode ser utilizada com bons resultados, tanto nos casos agudos como crônicos, com objetivo principal de promover o relaxamento da musculatura, nos casos em que há hipertonias e contraturas e melhorar a sensibilidade local.

Fisioterapia: Através de exercícios de mímica facial, massagens, restabelecer o tônus, promover alongamento da musculatura contraída e prevenir seqüelas e sincinesias. Pode ser realizada fisioterapia através de eletroestimulação, podendo promover hipertonia da musculatura e aparecimento de sincinesias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário