quarta-feira, 5 de março de 2014

Acupuntura e Vitiligo

VITILIGO 

É uma doença que como característica a despigmentação da pele, formando manchas acrômicas de bordas bem delimitadas e crescimento centrífugo. É possível que haja despigmentação do cabelo. Em geral 1% da população e em 30% dos casos, há ocorrência familiar. Em pacientes com patologias oculares é significantemente maior que na população em geral. Normalmente, o vitiligo pode surgir após traumas ou queimaduras solares.
A causa não está esclarecida, mas há três teorias para explicar a destruição dos melanócitos: ·. 
O vitiligo é uma doença autoimune pela formação de anticorpos antimelanócitos. É associada a doenças imunológicas, tais como diabetes, anemia, lúpus, esclerose, síndrome de Down, tireoidite, entre outras.

É possível que os metabólitos intermediários formados durante a síntese da melanina, possam destruir as células melanocíticas.
Uma outra possibilidade seria um mediador neuroquímico, que causaria destruição de melanócitos ou inibiria a produção de melanina.
 Não há relatos ou descrição de sintomas. A maioria dos pacientes procura ajuda de um especialista pelo transtorno estético que a doença ocasiona, embora possam procurar uma consulta em virtude das queimaduras solares nas áreas manifestadas.
No início surgem manchas hipocrômicas, depois acrômicas de limites nítidos, geralmente com bordas hiperpigmentadas, com forma e extensão variáveis. Há tendência à distribuição simétrica. As áreas mais comumente afetadas são: punhos, dorso das mãos, dedos, axilas, pescoço, genitália, ao redor da boca, olhos, cotovelos, joelhos, virilha e antebraços. É raro acometer nas palmas das mãos e plantas dos pés.

Para fazer o diagnostico, normalmente é simples. Pode ser realizado um exame do paciente com lâmpada de Wood geralmente feito para detectar manchas iniciais. A biopsia (exame de pele) dificilmente é necessária para o diagnóstico diferencial.
Não como prever a evolução do vitiligo. A repigmentação espontânea não é rara.
O tratamento convencional para o vitiligo com poucas áreas de pele normal, pode ser proposta a despigmentação das áreas restantes de pele normal. Para pacientes com lesões pequenas, em número reduzido e nas fases iniciais da doença, pode ser proposto tratamento tópico. Nas crianças o resultado costuma ser favorável.
Uma alimentação contendo carotenos ou administração de betacarotenos dará uma cor amarelada na pele, que terá ação protetora e efeito cosmético.
Para proteção dos raios solares pode ser usado filtro solar adequado na pele despigmentada é fundamental para proteger de queimaduras de sol a longo prazo. As lesões de vitiligo queimam-se facilmente e as margens pigmentam-se, tornando maior o contraste. A queimadura solar pode aumentar e até desencadear novas lesões.
Uma outra possibilidade de tratamento é a fotoquimioterapia, que é o emprego sistêmico ou tópico de substâncias fotossensibilizantes e a exposição à radiação ultravioleta.

A Acupuntura pode ser utilizada como auxilio no tratamento do Vitiligo, sendo utilizadas agulhas próximas da região afetada e pontos distais que farão o equilíbrio energético do organismo, diminuindo a ansiedade, o estresse e agitação do paciente, que geralmente sofre com baixa estima, por conta da aparência estética. Também pode ser utilizada a Técnica da Moxabustão simultaneamente. O uso de sangria em alguns pontos também é indicado. Em geral o tratamento auxilia na estabilização das manchas de despigmentação da pele. Sendo a Acupuntura muito importante na harmonização do paciente, proporcionando uma sensação de bem estar físico e mental, diminuindo os níveis de estresse e por consequência os picos de instabilidade emocional. Fator importantíssimo para desencadear o aumento da despigmentação.